quinta-feira, novembro 28, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Para fortalecer o Centro de Vitória, vereador propõe trabalho literário nas escadarias do bairro

As escadarias do Centro de Vitória poderão ganhar outra função, de acordo com a proposta feita pelo vereador Vinícius Simões (PPS). A “Escadaria Literária” propõe a pintura de trechos de poemas de artistas capixabas nos espelhos dos degraus das três principais escadarias da região: Maria Ortiz (foto), Piedade e São Diogo. 
 
 
Além de valorizar a região e o artista, a medida, defende ele, irá incentivar a leitura e a revitalização destas áreas. 
 
“Estamos promovendo atividades culturais, valorizando a produção cultural, o trabalho dos artistas capixabas e fomentando o turismo na Capital. Vale ressaltar que ler é um ato valioso para o desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional de cada indivíduo”, explicou.
 
A iniciativa tem o apoio do Secretário Municipal de Cultura, Alexandre Lima, que afirmou que a indicação será incluída no planejamento da secretaria para ser executada. Segundo Lima, a indicação do vereador está alinhada à proposta de resgate do Centro histórico e no cuidado com toda a Capital, tornando-a uma cidade mais organizada e humana.
 
 “A proposta será apreciada de maneira mais minuciosa pelos setores específicos, como a Casa Porto, que possui como uma de suas funções analisar, oportunizar e divulgar trabalhos de artistas locais, e a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural”, afirmou o secretário.
 
Se aprovado, o projeto irá revitalizar a escadaria Maria Ortiz, uma das mais belas e antigas da cidade, antes chamada de Ladeira do Pelourinho. A escadaria, segundo a Prefeitura de Vitória, traz em seu nome a lembrança da vitória dos capixabas sobre piratas holandeses que tentaram conquistar a ilha durante o século XVII. 
 
Beneficiará ainda a escadaria São Diogo, construída ao lado de um antigo forte de proteção de Vitória, o Forte São Diogo e a escadaria da Piedade, reduto do samba e conhecida por servir de palco de apresentações culturais, além de toda a população moradora e frequentadora do Centro de Vitória.  

Mais Lidas