sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Paulo Ruy Carnelli vai, afinal, explicar por que enterrou o Aquaviário?

A Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa irá receber, nesta segunda-feira (29), o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, para falar sobre a retomada do Sistema Aquaviário na Grande Vitória.  No início do ano, os prefeitos da Grande Vitória sinalizaram interesse no possível retorno do Aquaviário. Mas não houve avanços significativos além dessa manifestação de interesse.
 
A principal missão de Carnelli é oferecer uma justificativa plausível para o cancelamento do edital do Sistema Aquaviário, executado ainda no primeiro mês do governo Paulo Hartung (PMDB) e assinado pelo mesmo secretário, sob alegação de “motivos administrativos”. O ato, publicado no dia 26 de janeiro, enterrou um dos principais projetos de redefinição do modelo de mobilidade na região metropolitana. 
 
O cancelamento do edital ficou marcado como o primeiro ato de mobilidade de Hartung. Fica, ainda, a expectativa de qual será o comportamento do deputado Marcelo Santos (PMDB), presidente da comissão: uma das principais bandeiras do pemedebista é o Aquaviário.
 
CPI dos Guinchos
A próxima sessão da CPI da Máfia dos Guinchos, também nesta segunda-feira, vai receber os secretários dos municípios da Grande Vitória responsáveis pelas guardas civis, Edvandro Sipolatti Esguerçoni (Vitória); Andrey Carlos Rodrigues (Vila Velha); coronel Reginaldo Silva (Serra); e José Alexandre Fraga Ribeiro (Cariacica).
 
A reunião vai apurar com os convocados o critério de aplicação de multa por uso do celular ao volante. Na última reunião, em 15 de maio, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) sugeriu que há indícios de abuso na aplicação de multas a motoristas por uso de celular. Desde o ano passado, a multa por uso de celular passou de infração média para gravíssima, saltando de R$ 85 para R$ 293,47.

Mais Lidas