sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Polícia Militar antecipa reintegração de posse de área em Vitória

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) antecipou a reintegração de posse da área ocupada por cerca de 700 famílias entre os bairros Grande Vitória e Universitário, na Capital, e a ação pode acontecer nesta terça-feira (25). A decisão judicial determinando a desocupação da área marca a ação para o dia 2 de maio. As famílias ocupam a área desde o dia 3 de abril.
 
A força de segurança do Estado havia tentado antecipar a ação de reintegração para a última quarta-feira (19). Uma reunião preparatória com representantes das secretarias estadual e municipal de Direitos Humanos, Assistência Social, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar, Defensoria Pública Estadual, entre outros órgãos, conseguiu brecar a ação. 
 
O argumento é que a antecipação prejudica a tomada de medidas de minimização de danos e resguardo dos direitos das pessoas que ocupam a área, uma vez que ações de reintegração costumam ser agressivas. Entre os ocupantes, há muitas crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. A ideia é proteger a integridade física e a dignidade das pessoas.
 
Os assistentes sociais podem, por exemplo, realizar levantamentos das famílias que não têm moradia e encaminhá-las para um abrigo, das pessoas com problemas de saúde e encaminhá-las para um programa de assistência social. O Conselho Tutelar pode fazer um levantamento de quantas crianças e adolescentes ocupam a área. 
 
Por ser localizada numa fração mais alta do bairro, a ocupação é chamada de Alto Grande Vitória. Reúne moradores sem casa própria dos bairros do entorno, como Grande Vitória, Inhanguetá, Bela Vista e São Pedro. 
 
As famílias já fizeram dois protestos nas ruas de Vitória. No último dia 12, cerca de 200 pessoas saíram em passeata do Tancredão à Assembleia Legislativa. No último dia 18, cerca de 50 pessoas protestaram no Centro de Vitória.

Mais Lidas