domingo, setembro 22, 2024
25.5 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Por Rodney Miranda, Hartung inicia obras de macrodrenagem em Vila Velha

Pelo menos nos próximos seis meses, ou seja, até a próxima estação de chuvas, os moradores de Nova América, Guaranhuns e Boa Vista, em Vila Velha, vão conviver com máquinas, barulho, interdições e desvios de tráfego. É que, a partir desta quinta-feira (18), ruas dos bairros receberão obras para a remoção e reconstrução de três pontes sobre os canais Marinho, Guaranhuns e da Costa, com o objetivo de aliviar os alagamentos na região. 
 
É um conjunto de intervenções que integram uma primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana. Em Vila Velha, a causa maior é estender a mão do governador Paulo Hartung (PMDB) para auxiliar na recuperação da avariada imagem do prefeito Rodney Miranda (DEM).
 
Não se trata de licitações abertas na gestão anterior: foram publicadas no acender das luzes do governo Hartung, enquanto o governador anunciava contenção de gastos e medidas de ajuste fiscal. O volume de intervenções em macrodrenagem previsto para os três municípios estão calculados em R$ 350 milhões, recursos oriundos de uma parceria do entre governo federal, Caixa Econômica e governo estadual.
 
A reconstrução das pontes visa melhorar a vazão de água dos canais. Segundo o governo, as dimensões atuais dessas pontes dificultam a fluxo da água quando o volume cresce. Além da substituição de pontes, estão previstos alargamentos dos canais, instalação de comportas e estações de bombeamento. A execução das obras tem previsão de conclusão de 36 meses.
 
Como previsto em obras de tal monta, os moradores dos bairros vão enfrentar alguns inconvenientes. No bairro Nova América, a rua Valério Coser estará parcialmente interditada a partir da altura da rua Francisco Severo Cortelleti durante os próximos seis meses. A Avenida Ana Meroto Stefanon receberá uma alça para não comprometer a mobilidade da região.
 
A construção da ponte sobre o canal Guaranhuns vai exigir o bloqueio total do cruzamento das ruas Moacir Gonçalves e José Gabriel Marques Filho, no bairro Praia das Gaivotas. Outra interdição ocorre no cruzamento da Moacir Gonçalves com a Avenida Sérgio Cardoso e terá bloqueio parcial, permitindo o trânsito em meia pista. Em Boa Vista, as obras sobre o Canal da Costa vão exigir interdição total do cruzamento da rua Sete de Julho com a Avenida Santa Leopoldina. O cruzamento será bloqueado por cinco meses.

Mais Lidas