Se normalmente as manhãs dos dias úteis não são fáceis para quem pega o trânsito da Grande Vitória, a da desta quarta-feira (23) foi ainda mais sofrida. Na região da Ilha do Príncipe, em Vitória, a demolição de um prédio para as obras do Complexo Viário Portal do Príncipe, cuja ordem de serviço foi assinada no início de julho, travou o trânsito em Vitória, Vila Velha e Cariacica, causando engarrafamentos quilométricos.
Segundo disse o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, em entrevista à radio CBN Vitória, durante a demolição dos prédios nessa terça (22) verificou-se o risco de desmoronamento de uma das estruturas. O imprevisto forçou a antecipação dos trabalhos de demolição, previstos para acontecerem sábado (26, para esta quarta-feira.
Como medida de segurança para pedestres e motoristas, a Avenida Alexandre Buaiz, na região da Vila Rubim, sofreu interdição total. Mas há previsão de que a via seja liberada no fim da tarde desta quarta.
Para se ter ideia do reflexo da interdição da via, em Vila Velha, por volta das 9h30, as retenções que começavam na Terceira Ponte, sentido Vitória, chegaram ao Centro da cidade, pelas avenidas Luciano das Neves e Champagnat, que conduzem à ponte. Chegar ao Terminal de Vila Velha a partir da Praça Duque de Caixas, no Centro, foi um sacrifício: um trajeto que leva poucos minutos tomou quase 10, tamanha a extensão do engarrafamento na Luciano das Neves.
Já nas imediações do terminal, o engarrafamento se esticava saía da Avenida Carioca e se estendia pela Gonçalves Ledo, no bairro Divino Espírito Santo. Quem vinha da região sul canela-verde encontrava lentidão já na altura do supermercado Perim, em Itapõa. Na Segunda Ponte, passageiros desceram dos ônibus e seguiram viagem a pé. Em Cariacica, as retenções também foram grandes, se estendendo pela BR-262 e chegando ao trevo do bairro Alto Laje.
O Portal Sul, ou Complexo Viário Portal do Príncipe, é um macroprojeto que visa à melhorias do tráfego na região sul e portuária da cidade, um dos principais acessos à capital e ao Porto de Vitória. As obras são uma parceria entre o governo do Estado, com as obras, e da Prefeitura de Vitória, com as desapropriações.