A Praça do Cauê, em Vitória, será palco de uma série de atos organizados pelas redes sociais, neste sábado (12), a partir das 14 horas. Criados pelas redes sociais, os eventos prometem mobilizar cerca de 700 pessoas.
No mesmo dia, haverá ainda o “Dia das Crianças na Praça do Cauê – o futuro da nação sem opressão”, um encontro da mídia independente, também com evento criado no Facebook. De acordo com a página, na praça serão feitas apresentações de atores que deverão trocar informações e experiências sobre o tema, além de organizar informações e a publicação das notícias.
Também está marcado também para este sábado (12), o “Ocupa Praça do Cauê – Praça do Ciclista”, com a pauta: “contra a corrupção, em apoio aos educadores do País, em especial do Espírito Santo e Rio de Janeiro; fora Rodosol e pela preservação da Praça do Cauê – Praça do Ciclista”.
A Praça do Cauê vem se tornando um ponto de reverência para mobilizações populares desde que foram retirados postes, luminárias e lixeiras do local, devido a projeto de mobilidade do governo do Estado e Prefeitura de Vitória que pretende dividir a área de lazer para a passagem de carros que seguem para a Terceira Ponte
Mas, além da resistência da população, a iniciativa também conta com uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPES), que recomenda à Prefeitura e ao governo do Estado que não façam qualquer intervenção na praça, até que a população seja ouvida sobre o tema. Nos depoimentos nas redes sociais, a retirada dos equipamentos urbanos da área, em agosto deste ano, foi classificada como o início do “desmanche” da Praça do Cauê.
Ainda assim, está mantido o plano de dividir a praça ao meio para a passagem de carros, fomentando ainda mais a insatisfação popular.