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Prefeitura amplia Bike Vitória, mas melhorias em ciclovias emperram

Bem acolhido pelos moradores, o Bike Vitória, serviço municipal de compartilhamento de bicicletas, será ampliado, ação que merecerá uma solenidade neste domingo (6), na Praia de Camburi. A boa recepção é indiscutível, seja como opção de lazer, seja como opção de transporte. Mas enquanto as “verdinhas” se espalham pela cidade, a infraestrutura cicloviária da Capital não evoluiu.
 
Nesse sentido, o projeto mais palpável é a implantação de uma ciclovia na Avenida Rio Branco, apresentado em junho de 2015. O início das obras, no entanto, foi prometido apenas para o início de 2018. Enquanto isso, a rede cicloviária de Vitória segue penando com os mesmos problemas: falta de conectividade e precária sinalização horizontal e vertical.
 
Em alguns pontos da cidade, o aumento de ciclistas está provocando uma disputa por espaço entre bicicletas e pedestres em vias compartilhadas. Uma disputa desigual: ciclistas reproduzem com pedestres a mesma lei do mais forte que os vitimam no asfalto quando disputam espaço com os carros. A cena é corriqueira na calçada compartilhada da Avenida Beira-Mar, no Centro de Vitória.
 
Desde 2012, uma série de projetos e iniciativas elevou o patamar da infraestrutura cicloviária de Vitória. Foram inauguradas a ciclovia entre a Ponte da Passagem e a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, a ciclovia das Docas, no Centro de Vitória, e implantado o Bike Vitória.
 
O uso da bicicleta como meio de transporte se popularizou, mas sem um acompanhamento à altura de políticas públicas. 
 
Não há resposta, por exemplo, para demandas por vias exclusivas para bikes em eixos como a Avenida Maruípe – que já recebeu demarcações-protesto de ciclofaixas por ciclistas e cicloativistas, chamando a atenção justamente para o risco de se pedalar na área – ou em bairros como Jardim da Penha, para ligar a ciclovias da Avenida Fernando Ferrari à da Praia de Camburi.
 
Ou seja, mesmo com a ampliação do Bike Vitória, os ciclistas vão continuar disputando espaço com veículos nas ruas. Não à toa, das 20 estações do programa, 13 foram fixadas na orla da cidade, onde a segurança do ciclista é mais garantida, e outras três estão próximas à orla (Parque Moscoso, Tancredão e Santo Antônio).

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