Após a controvérsia da remoção, ou não, de árvores da Avenida Rio Branco, em Vitória, para a implantação de uma ciclovia, a Prefeitura de Vitória apresenta no próximo dia 22, a partir das 19h, na Igreja Batista da Praia do Canto, o projeto de ciclovia na avenida. A via exclusiva para bikes tomará toda a extensão Rio Branco, desde a Santa Lúcia até a Praia do Canto. A Rio Branco é um dos principais corredores da cidade
Após a polêmica, a prefeitura se posicionou: não haverá corte de árvores. A ciclovia terá 1,8 quilômetros de extensão, 2,5 metros de largura e será quase integralmente implantada no canteiro central, para a manutenção das duas pistas de rolamento. No sentido Santa Lúcia, vagas de estacionamento serão removidas para a ampliação do canteiro central.
No trecho de Santa Lúcia, a ciclovia será construída no canteiro central, com o isolamento de gradil por medida de segurança. Não haverá retirada de vagas de estacionamento nesse trecho. Ao longo da avenida haverá ainda medidas, porém não divulgadas, nos pontos de travessia de pedestres para evitar conflitos entre os usuários das vias.
A ciclovia da Rio Branco pode conferir alguma coerência à rede cicloviária de Vitória, por enquanto uma rede desconectada entre si. A ligação entre a Ponte Ayrton Senna e a Avenida Leitão da Silva, em obras de requalificação, portanto ainda sem ciclovia, é fundamental para o ciclista que trafega pelos bairros da capital, e não apenas na orla, começar a pedalar em segurança.
Também sempre é bom lembrar as ciclorrotas de Vitória apontadas no Mapa das Ciclorrotas da Grande Vitória, que indicam vias com menor volume de tráfego, veículo em baixa velocidade e certa infraestrutura viária. No entanto, as ciclorrotas precisam de sinalização e instalação de projetos de acalmamento de trânsito para se efetivar.