A manhã deste domingo (3) foi de intensa movimentação no Morro da Boa Vista, em São Torquato, Vila Velha. Na noite da última sexta-feira (1), os moradores foram surpreendidos por uma pedra de cerca de 3 mil toneladas que rolou morro abaixo, destruindo casas e deixando ao menos 15 vítimas – nenhuma gravemente ferida.
O deslocamento da pedra gigante pôs o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil em alerta. A preocupação é que outras pedras rolem sobre outras casas. No sábado (2), a prefeitura e a Defesa Civil, fizeram um levantamento no local e determinaram que as casas localizadas numa área de cerca de 80 metros do local do acidente, deveria ser imediatamente evacuada.
Ainda no sábado a prefeitura deu início ao trabalho de retirada das famílias, fornecendo caminhões para retirada dos pertences. Na manhã deste domingo (3), 60 fiscais da Secretaria de Posturas, Obra e Meio Ambiente passaram a notificar os moradores que resistiam em deixar suas casas.
Ao final da mobilização, segundo a prefeitura, 941 pessoas concordaram em deixar o Morro da Boa Vista. A maioria preferiu se abrigar na casa de amigos e familiares. De acordo com a prefeitura de Vila Velha, 70 pessoas estão abrigadas na escola municipal Jairo de Mattos.
Nesta segunda-feira (4), a Defesa Civil estadual deve apresentar um laudo preliminar sobre as possíveis causas que provocaram o deslizamento. A prefeitura está cadastrando as famílias, disponibilizando caminhões para retirada dos pertences com segurança das equipes da Guarda de Vila Velha e Polícia Militar.