O abrigo, que funcionava no ginásio de esportes, foi desativado pelo prefeito Sérgio Meneguelli
Mesmo com 104 casos de Covid-19 confirmados e dois óbitos, em Colatina, noroeste do Estado, a prevenção ao coronavírus entre a população em situação de rua tem sido negligenciada. Segundo voluntários da Organização Não Governamental (ONG) Amor em Ação, a gestão do prefeito Sérgio Meneguelli (sem partido) retirou as pessoas em situação de rua do ginásio de esportes da cidade, que estava servindo de abrigo, deixando-a desassistidas.
Um dos voluntários da ONG, Glauco Costa de Castro, afirma que no município há o Centro Pop Rua, no bairro Acampamento, que serve de abrigo; e o Centro Pop, na sede. Neste último eram feitas triagens para encaminhamento ao Centro Pop Rua, além de servir café da manhã, almoço e café da tarde. Porém, relata Glauco, em meio à pandemia, esse espaço parou de funcionar e as pessoas que se serviam das refeições passaram a ter acesso a elas no ginásio da cidade, onde também foram abrigadas.
Nesse ginásio, explica, havia local para dormir, espaçamento, refeições, local de higiene pessoal, entre outras ações necessárias para não disseminação da Covid-19 entre as pessoas. Entretanto, o contrato com a empresa que prestava o serviço chegou ao fim, fazendo com que a população em situação de rua tivesse que sair do local. “Não tem justificativa para isso, pois não falta verba para a assistência social”, diz Glauco.
Glauco destaca que a prefeitura desassistiu essas pessoas justamente no momento em que há aumento de casos de contágio por Covid-19 em Colatina. Outros voluntários, que não quiseram se identificar, afirmam que estão tentando entrar em contato com o prefeito e a secretária de Assistência Social, Fernanda Mota Gonçallo, para discutir sobre a situação, mas não estão conseguindo diálogo.
A ONG Amor em Ação atua na assistência à população em situação de rua por meio de atividades como escuta acolhedora e realização de campanhas para arrecadação de agasalho, alimentos e outras necessidades desse grupo.