A Prefeitura de Vitória dá início nesta terça-feira (5) à campanha educativa visando a reativação da ciclofaixa da avenida Serafim Derenzi. O alvo da campanha são moradores, comerciantes, motoristas e ciclistas que serão afetados com a mudança. A medida faz parte da promessa feita pela administração pública no último dia 23, no bairro São Pedro, em reunião com a comunidade que selou a reativação da ciclofaixa.
A campanha terá dois meses de duração. Neste primeiro momento, haverá distribuição de panfletos e abordagem a motoristas. Faixas serão instaladas ao longo da via e haverá cartazes em equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde.
Outras ações serão programadas até o final deste ano. A partir de janeiro de 2014, começam as ações de fiscalização para coibir que carros, caçambas ou outros obstáculos atrapalhem a rolagem na ciclofaixa.
A ciclofaixa da avenida Serafim Derenzi vinha sendo ocupada por automóveis, impedindo o trânsito livre e seguro dos ciclistas. Durante reunião no último dia 23, alguns comerciantes chegaram a mostrar certa resistência à liberação da faixa exclusiva para ciclista, com receio de uma queda nas vendas, mas após o debate entre as partes os comerciantes concordaram com a desocupação da via.
A Prefeitura de Vitória se comprometeu em realizar a campanha durante dois meses. Só em janeiro a ciclofaixa deverá funcionar normalmente. Os carros que insistirem em estacionar no local serão multados.
A luta pelos direitos de ciclistas na região já dura 20 anos. A mudança deve beneficiar 1,8 mil pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte na região.