As redes sociais clamam para que a Prefeitura de Vitória libere nesta segunda-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, a ciclofaixa das manhãs de domingos e feriados. Mas a prefeitura, até agora, respondeu apenas com o trecho do estacionamento das Docas, no Centro de Vitória, que, como parte da campanha oficial da data, vai transformá-lo em ciclofaixa.
“É um grande passo da prefeitura, mas a nossa posição é de que a ciclofaixa seja no mínimo até onde tem ciclovia”, diz Detinha Son, do Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), o grupo que iniciou a campanha virtual postando um vídeo em sua página no Facebook. Detinha também diz que é muito grande a pressão nas redes para que a prefeitura libere toda a extensão da ciclofaixa.
Para a segurança dos ciclistas, o ideal é que a ciclofaixa se estenda até o Hortomercado, na Enseada do Suá, a partir de onde já há ciclovias. Restringir a ciclofaixa à região das Docas é como que fazer o trabalho pela metade: protege o ciclista em um trecho, mas, em outro, o deixa à mercê de um tráfego rápido e intenso, como é do perfil da Avenida Beira-Mar. Aqui o ciclista terá que compartilhar a calçada com os pedestres.
A faixa exclusiva vai funcionar durante todo o dia, a partir da Avenida Elias Miguel e Avenida Getúlio Vargas, nos dois trechos da calçada alta do Porto de Vitória. Ao todo serão 550 metros que receberão a sinalização de ciclofaixa. Na página da prefeitura na internet, o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, José Eduardo Oliveira, diz a Setran deve concluir um projeto nas próximas semanas e, até o final de outubro, instalar de forma definitiva a ciclofaixa no trecho. Um projeto deve ser concluído nas próximas semanas.