Em reunião com um grupo de skatistas na tarde desta sexta-feira (18), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), definiu os horários de utilização do calçadão da Praia de Camburi, após a polêmica que envolveu o caso nos últimos dias. A partir deste final de semana, o uso do calçadão será exclusivo aos pedestres das 6h às 8h e das 18h às 22h. Fora desses horários, skatistas e patinadores poderão usar o espaço.
Segundo a assessoria do prefeito, a nova regra complementa a anterior, que estabelecia que skates, bicicletas e patins só poderiam ser utilizados na ciclovia, enquanto o calçadão ficaria restrito aos pedestres. Agora, no entanto, o calçadão poderá ser utilizado também pelos praticantes dos esportes sobre “rodinhas” (skatistas e patinadores), mas no horário específico.
A decisão anterior causou certa revolta entre os praticantes de skate, que chegaram a organizar um “protesto” no calçadão. No fim de semana logo após a decisão, nem os agentes da Guarda Municipal se moveram para fazer cumprir as regras, como constatou a reportagem de Século Diário.
A reunião foi realizada com a presença do vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Waguinho Ito (PR), do secretário de esportes, Wallace Valente, de Segurança Urbana, Wellington da Costa Ribeiro, e de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata (PSD). Este último convocou para a tarde desta sexta-feira uma coletiva de imprensa sobre o assunto.
Além disso, a reunião constituiu um grupo permanente de cooperação técnica que terá objetivo de estudar sugestões e propostas para a prática de skate na cidade. A Praça dos Namorados, a Praça do Papa, o Tancredão e uma área em Goiabeiras estão entre os locais selecionados para receber melhorias.