Em coletiva realizada na tarde deste sábado (2), a prefeitura Vila Velha informou que planeja retirar cerca de mil moradores do Morro Boa Vista, em São Torquato, neste domingo (3). Segundo a prefeitura, 60 fiscais da Secretaria de Posturas, Obra e Meio Ambiente irão notificar as famílias que estão em área de risco.
No balanço apresentado pela prefeitura, 15 pessoas ficaram feridas, quatro precisaram ser socorridas pela Samu após o deslizamento de uma pedra de cerca de 30 mil toneladas que desceu morro abaixo na noite dessa sexta-feira (1). Os feridos estão foram de risco. Oito famílias tiveram suas casas destruídas e outras 392 devem deixar suas moradias nas próximas horas. Uma área de cerca de 80 metros do local onde a pedra parou, foi considerado de risco pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, mas nem todos os moradores estão dispostos a deixar suas casas.
“Desde ontem [1], mesmo no cenário de desespero e preocupação, estamos encontrando resistência de alguns moradores que têm residências em áreas de risco a saírem de suas casas. Por isso, definimos que vamos notificá-los”, afirmou o prefeito Rodney Miranda (DEM).
A decisão de retirar cerca de mil moradores foi tomada neste sábado (2) pelo prefeito, após reunião com o secretariado. A reunião aconteceu na escola municipal Jairo de Mattos, que está servindo de abrigo para pelo menos sete famílias que estão desabrigadas. De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Assistência Social, 108 famílias ficaram desalojadas.
Na tarde desta sábado, uma equipe da Defesa Civil percorreu o Morro da Boa Vista. Com o auxílio de megafones e distribuição de um informativo, os agentes da Defesa Civil alertavam os moradores a deixarem suas casas, conscientizando-os sobre os riscos de permanecer no local.