segunda-feira, novembro 25, 2024
19.4 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Premiado, ‘Espero Tua (Re)Volta’ será lançado por cineclubes e coletivos

Espero Tua (Re)Volta

Depois de receber dois prêmios no Festival de Berlim, um dos mais importantes do cinema mundial, o filme Esperto Tua (Re)Volta, da diretora capixaba Eliza Capai, já tem data para estreia nacional no circuito comercial de cinema: 15 de agosto. Mas, em paralelo, a obra também realiza sua distribuição social, por meio de cineclubes, centros culturais, coletivos, escolas, universidades e outros grupos, que podem realizar exibições gratuitas a partir de 17 de agosto, em locais por eles definidos. Para isso é preciso acessar a plataforma Taturana e fazer a solicitação.

Protagonismo dos jovens secundaristas

A obra dirigida por Eliza Capai tem como protagonistas três estudantes de diferentes perfis que participaram ativamente da ocupação estudantil nas escolas paulistas em 2015, que conduzem a narrativa. Para saber mais leia a entrevista que a cineasta concedeu ao Século Diário em fevereiro, após a conquista dos prêmios na Alemanha.

O feirante dos livros

Foi sucesso novamente a ação Literatura a Quilo, realizada mais uma vez pela editora Cousa durante o Festival Pocar, em Conceição da Barra. Com uma balança antiga, o editor, escritor e livreiro Saulo comandou junto com atores a distribuição de centenas de livros a preços simbólicos: R$ 5 o quilo. A população local abasteceu as estantes com literatura capixaba, com livros das editoras Cousa, Edufes e Pedregulho.

Poesia Sem Terra

Aliás, a Cousa também saudou em sua página no Facebook o aniversário de 21 anos do Assentamento Zumbi dos Palmares, em São Mateus. Os jovens lá assentados abrem os poemas do livro Poesia Sem Terra: produção da juventude nos assentamentos do MST, publicado pela Cousa a partir de oficinas literárias desenvolvidas por Saulo junto a Natielly Nobre e Gustavo Binda. Além de estar à venda fisicamente na editora, a obra também pode ser acessada gratuitamente pela internet. O resultado é tocante. Confira.

Nova editora alternativa na área

Aliás, o designer gráfico Gustavo Binda comanda o projeto de uma nova editora alternativa no mercado capixaba, a Maré. Boa notícia para o crescente mercado de literatura do estado. A primeira obra publicada pela editora foi a coletânea de histórias infantis “Geschichte up Pomerisch”, em língua pomerana, apresentado ao público no Palácio Anchieta na comemoração dos 160 anos da imigração pomerana no Espírito Santo (foto). Vem aí também o novo livro de Jace Theodoro, com Ilustrações do cartunista Amarildo.

Aline Day

A apresentação oficial da Maré vai acontecer no Bar da Zilda, eixo da boemia sambista do Centro de Vitória. No domingo, dia 4 de agosto, às 15h, acontece o Aline Day, um “aniversário literário” da escritora e jornalista Aline Dias, que celebra 31 anos com o relançamento pela nova editora de duas de suas obras que estavam esgotadas: Vermelho (2011) e A única coisa que fere é manhã pós-amor (2017). A ideia é aproximar a literatura de um outro público, diferente do tradicional. As obras serão vendidas a R$ 20.

Samba Itinerante

Para quem gosta de um bom samba de raiz, outra dica para a próxima semana é o Samba Itinerante, que volta a realizar uma edição em Itararé, Vitória. É a vigésima vez que o evento acontece, tendo visitado diversas comunidades. O evento é gratuito e acontece dia 4 de agosto a partir do meio-dia na praça do bairro.

Novo café bar em centro cultural

O Centro Cultural Eliziário Rangel realiza neste domingo (28), às 18h, a reabertura do Café Bar João da Viúva, que funciona no térreo do edifício. Sob nova direção, o café ficará aos cuidados da barista Mariana Dias Bracho e Dudu Preto. O centro cultural fica na Rua Gonçalves Dias, no bairro São Diogo I, na Serra. Nesta sábado (27), 19h, o local recebe também a Mostra Curtas Feminismo, com exibição de dez filmes de curta-metragem seguido de roda de conversa. Quem visitar o local pode conhecer também a exposição Gordofóbica, de Caio Cruz, que ocupa a Galeria de Artes Benedita Torreão.

Roberta de Razão

No melhor estilo “toscore”, foi lançado nas redes o EP de estreia do projeto Roberta de Razão, com letras e músicas de Lorena Bonna, do grupo feminino de hardcore Whatever Happen to Baby Jane, e Fabio Mozine, das bandas Mukeka di Rato, Os Pedrero e Merda. São duas faixas: Luana e Rebuceteio, lançadas pela gravadora Läjä Records. A pré-produção foi feita por Bernardo John, do Estúdio Mantra e a produção é assinada por Adriano Cintra.

Imitador de Dilma em Vitória

O humorista Gustavo Mendes, que ficou famoso na internet pela imitação da ex-presidente Dilma Rousseff, estará em Vitória trazendo seu show “Di Uma Vez Por Todas”. A interpretação da antiga chefe do Palácio do Planalto não vão ficar de fora, embora a apresentação traga também piadas sobre o cotidiano do artista e imitações de músicos famosos como Roberto Carlos e Maria Bethânia. O espetáculo promete tratar de assuntos como problemas sociais, homofobia e política com bom humor, levando o público à reflexão. Quando? Sexta-feira, 2 de agosto, às 21h, no Teatro Universitário.

Mais Lidas