Os presidentes das câmaras municipais da Grande Vitória iniciaram nesta semana o debate para criar o Conselho Legislativo Metropolitano. Além de equalizar as leis, a medida quer reduzir as desigualdades regionais e o promover o desenvolvimento econômico social dos municípios com uma maior integração entre os vereadores.
O debate é uma iniciativa do presidente da Câmara de Cariacica, Marcos Bruno (PRTB), conta com a participação dos presidentes das câmaras de Vitória, Fabrício Gandini (PPS); Serra, Guto Lorenzoni (PP); Vila Velha, Ivan Carlini (PR); e de Viana, Antônio César Lázaro (PSL).
Segundo a assessoria da Câmara de Cariacica, neste primeiro encontro ficou acordado entre os presidentes as metas do conselho como a promoção e elaboração de um plano legislativo de desenvolvimento integrado para a região metropolitana; a instituição de instrumentos que permitam a equalização das leis nas regiões metropolitanas e a fiscalização da execução das funções públicas de interesse comum.
Outro ponto que deverá ser trabalhado pelos representantes das câmaras é o desenvolvimento de ações que auxiliem na promoção do desenvolvimento integrado, equilibrado e humanizado dos municípios.
De acordo com a assessoria, para atingir os objetivos os vereadores deverão se manter em permanente intercâmbio de conhecimento e informações. Além das ações iniciais previstas para o conselho. Os presidentes das câmaras também debateram a formação do conselho, assim como a sua estruturação e elaboração do regimento interno, que regulara oficialmente a apresentação do projeto final.
A data da nova reunião entre presidentes ainda não foi definida.