Atuando em bairros “invisíveis” ao poder público, programa defende condição digna de moradia
O dia 27 de agosto foi um marco para o Programa Saúde Habitacional, realizado pelo Ateliê de Ideias, Fórum Bem Maior e a Organização Não Governamental (ONG) Associação Onze 8. Nessa data foi entregue a primeira casa reformada por meio do programa, que busca resolver problemas de infraestrutura em residências dos bairros Jaburu e São Benedito, no Território do Bem, em Vitória.
A primeira família beneficiada foi a da doméstica Renata dos Santos. Em sua casa, ela mora com cinco filhos, um genro, uma neta e o ex-marido. Segundo Renata, entre as mudanças feitas em sua residência, está a retirada da infiltração de um quarto, que por causa desse problema não estava sendo utilizado. Nos outros dois, onde faltava ventilação, foram colocadas básculas.
Mais mudanças foram feitas, a exemplo da retirada do esgoto que passava dentro da cozinha. Renata, que ficou em uma casa alugada pelo Saúde Habitacional enquanto ocorria a reforma, acredita na melhoria da saúde das filhas, que sofrem de problemas respiratórios. Assim como sua família, outras nove serão beneficiadas.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Ideias, Denise Biscotto, alguns critérios para a escolha das casas a serem reformadas foi serem chefiadas por mulheres cadastradas no CAD Único, ter mais de três pessoas por dormitório, e problemas como falta de ventilação e de ligação com rede de esgoto. Os próprios moradores, explica Denise, elencaram cinco casas no Jaburu e cinco em São Benedito para serem contempladas.
Denise relata que o Saúde Habitacional também tem como alguns de seus objetivos “trazer luz para os problemas de moradia” e aquecer o comércio local. Para isso, os insumos, como materiais de construção, são comprados com comerciantes do Território do Bem. Além disso, os pedreiros contratados para a obra são moradores da região, como forma de gerar emprego e renda, afetados pela pandemia da Covid-19.
Doações
Com auxílio emergencial, pessoas saem da situação de rua
https://www.seculodiario.com.br/cidades/com-auxilio-emergencial-pessoas-saem-da-situacao-de-rua