O Ministério Público Estadual (MPE) divulgou nesta terça-feira (9) que pedirá ao prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), que não emita a ordem de serviço para “cortar” a praça do Cauê ao meio. Segundo o promotor Marcelo Lemos, a iniciativa faz parte da articulação prevista para discutir de forma unificada a mobilidade urbana das cidades de Vila Velha e Vitória.
A intervenção, segundo o promotor, se deve à necessidade de discutir de forma integrada a mobilidade urbana dos dois municípios. “A praça do Cauê é centenária e um importante equipamento de urbanismo que não podemos perder. Não somos contra as obras, mas somos a favor de que sejam discutidas entre os dois municípios alternativas para melhorar o trânsito na região”, disse Marcelo Lemos.
De acordo com ele, a intenção é tentar evitar o “sacrifício” da praça centenária, considerada um importante equipamento urbano da região e, tudo isso, de forma integrada entre os municípios. Para ele, as questões envolvendo a mobilidade entre as duas cidades não podem ser pensadas e decididas isoladamente.
“Não dá pra pensar a mobilidade de Vitória sozinha. Já soubemos, por exemplo, que a promotoria de Vila Velha se posicionou contra a alteração da praça do pedágio da Terceira Ponte para o município. Segundo eles, isso só mudaria o problema do trânsito de lugar”.
Ainda no escopo da mobilidade urbana, o MPES também prometeu ampliar a discussão integrada sobre a reativação do aquaviário, as demais obras do BRT e a possibilidade de incluir também o município da Serra no debate sobre a mobilidade.
Segundo o promotor, uma agenda com as duas prefeituras já foi solicitada pelo MPES e tudo deverá ser discutido a partir das novas regras de mobilidade.
Praça do Cauê
O “corte” da praça do Cauê, entre a avenida Reta da Penha e a praça do pedágio da Terceira Ponte, faz parte dos planos de implantação do Sistema BRT, na região metropolitana de Vitória. O objetivo, segundo o governo do Estado, é facilitar o acesso à Terceira Ponte e garantir maior mobilidade para os moradores da região.
Na prática, as obras de implementação do BRT já começaram na Reta do Aeroporto, na altura do Vitória Apart Hospital, passando pelas avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha e assim que expedida a ordem de serviço, deverá chegar até à praça do Cauê.