Prevista para início de julho, a reabertura não se concretizou e não há previsão de nova data
Julho chegou e a reinauguração do Restaurante Popular de Vitória, prevista para o início do mês, ficou somente na promessa do prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Como estão proibidas inaugurações de obras públicas desse sábado (6) até o final das eleições, não vai ser por agora que o equipamento voltará a funcionar. O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Paulo Teixeira, afirma que não foi informado sobre uma nova previsão de data, portanto, não se sabe quando o equipamento público estará de portas abertas novamente.
O anúncio da reconstrução do Restaurante Popular na Ilha de Santa Maria foi feito pela prefeitura em junho do ano passado. O edital para reconstrução foi lançado no mesmo mês. O objetivo, de acordo com a gestão municipal, é oferecer 2 mil refeições por dia para pessoas em situação de rua e para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Fechado desde 2016, na gestão do então prefeito Luciano Rezende (Cidadania), o prédio onde funcionava o restaurante precisava de reparos em sua estrutura, que não foi desfeita devido a uma ação dos Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar junto com o Ministério Público Estadual (MPES) e a Defensoria Pública Estadual (DPES). Durante seu funcionamento, o espaço chegou a servir mais de mil refeições diárias pelo valor de R$ 1.

Organizações criticam demora na reconstrução do restaurante popular de Vitória
