sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Reitoria tenta ‘jeitinho’ para discutir aumento do RU

O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, foi novamente forçado a cancelar uma sessão do Conselho Universitário, do qual é presidente. A reunião debateria o reajuste do valor da refeição do Restaurante Universitário (RU) para estudantes de R$ 1,50 para R$ 5. Mas uma mobilização de técnicos e estudantes a inviabilizou. A reunião aconteceria às 13h30 dessa quinta (30).
 
Desta vez, o presidente do Conselho Universitário tentou dar um “jeitinho” para discutir o tema. O estudante de Engenharia de Computação e representante discente no conselho, Hudson Ribeiro, explica que a pauta da reunião foi divulgada terça-feira (8) com apenas a flexibilização da jornada dos servidores como item. Às 19h de quarta-feira (29), no entanto, foi informado de que o reajuste no RU seria incluído na pauta. 
 
“A Reitoria incluiu o RU na puta sem aviso prévio, para não dar a possibilidade de mobilização dos estudantes para um assunto tão importante”, lamenta Hudson. O regimento do conselho determina o envio da pauta das reuniões com 48 horas de antecedência.
 
Com dois assuntos delicados, a reunião atraiu cerca de 30 pessoas, entre estudantes e servidores. “Eram pautas importantes para as duas categorias”, diz Hudson. Exigindo participação na reunião, o grupo ocupou a sala de reuniões e colocou o conselho em um impasse, que desembocou no cancelamento da sessão. 
 
Segundo Hudson, a Reitoria não está se cumprindo a promessa de discutir o reajuste no RU em uma assembleia específica do conselho. “Isso foi afirmado em uma reunião, mas depois desses últimos episódios, acho que já não está de pé”, pontua.

Mais Lidas