O Projeto de lei “Roleta Livre” que garantiria a roleta livre no transporte público para idosos e pessoas com deficiência, em São Mateus, foi rejeitado por nove votos contra dois, revoltando o propositor da medida, o vereador Enéias Zanelato (PT). Segundo ele, a rejeição será levada ao Ministério Público Estadual (MPES).
A votação, que chegou a ser adiada por duas vezes desapontou também os idosos e os usuários com deficiência que lotaram o plenário da Câmara de São Mateus, na última quarta-feira (16). Na ocasião, Zanelato já havia afirmado sua indignação com a rejeição ao afirmar que estes usuários continuariam sendo humilhados nos ônibus. Já nesta semana, ele anunciou irá denunciar o caso ao MP.
Segundo ele, sem a aprovação os idosos vão continuar viajando nos ônibus com condições desumanas. “A empresa São Gabriel não permite que os idosos passem na roleta que fica na frente do ônibus e com isso eles viajam em pé e até sentados no chão, correndo o risco de graves acidentes”, denunciou.
De acordo com Zanelato, apenas ele e o vereador Isaias Rosa de Oliveira (PSB) foram os únicos que votaram a favor do projeto. “Uma vergonha. Isso significa uma humilhação ao direito destes usuários”, disse Zanelato.
O Projeto de Lei que permitia que os idosos e pessoas com deficiência passassem na roleta dos ônibus foi rejeitado pelos vereadores do PSB: Aílton Cafeu, Glesson Borges, Gildevaldo Estevão Bispo e Estevão Bispo; Vilmar Oliveira (PSD); Uarlan Ferreira Fernandes (PC do B); Aquiles Moreira e Judite Ribeiro de Oliveira do PMN; José Ferreira (PHS) e Valdemar Moraes (PDT).
Se aprovado, explicou o Enéias Zanelato, a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte seria obrigada a estabelecer a forma e os procedimentos necessários para o cadastramento e emissão do cartão eletrônico para uso dos beneficiários.