Em reunião com moradores e asseclas em Itaparica no último dia 22, o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) anunciou o Projeto Vila Velha Verão 2016, que deve ser sua grande vitrine para tentar começar com o pé direito o ano que vai definir seu futuro político. Com o filme queimadíssimo entre os munícipes, Rodney tenta por todos os meios reparar sua imagem – avariada desde o anedótico Natal de 2013, quando trocou uma cidade alagada por férias em Nova York (EUA).
A ideia é chegar com boas chances na disputa à reeleição.
O problema é que o projeto do ex-secretário de Segurança da primeira Era Paulo Hartung e ex-deputado estadual é um desfile de obviedades: resume-se a dar roupa nova aos metros quadrados mais valorizados da cidade, áreas dominadas pelas Avenidas Estudante José Júlio de Souza e Antônio Gil Veloso, entre os bairros Itaparica e Praia da Costa. No dia seguinte à reunião, funcionários da prefeitura iniciaram as intervenções, com implantação dos novos canteiros para renovar o paisagismo.
A primeira grande ação aconteceu mesmo na quinta-feira (29), uma semana depois da audiência, e na área que o prefeito diz entender: segurança pública. Com pompa, Rodney inaugurou a segunda base da Guarda Armada. Fica onde? Na Curva da Sereia, na Praia da Costa, naturalmente.
O módulo vai cumprir os mesmos objetivos do primeiro, inaugurado no verão deste ano em Boa Vista: oferecer sensação de segurança para um público seleto. O módulo de estreia foi erguido ao lado do Shopping Vila Velha e da Universidade de Vila Velha (UVV). O projeto de Rodney prevê uma terceira base em Itapoã e mais dois pontos de apoio para guardas e policiais militares, no cruzamento das avenidas Champagnat e Antônio Gil Veloso e na rotatória de Itaparica.
A orla de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa terá 30 banheiros hidráulicos, reparo nos parquinhos e academias, nova pintura e reforma de ciclovia, novas lixeiras e contentores e nova iluminação. Rodney segue a cartilha óbvia dos prefeitos que privilegiam as áreas nobres das cidades: obras e ações contemplam apenas regiões com garantia de visibilidade. Os bairros carentes permanecem bem longe dessa boa vontade.