A Prefeitura de Vitória publicou edital para contratação de empresa para execução das obras de implantação de ciclovia e urbanização da Rua Otaviano de Carvalho, em Jardim Camburi, até a altura do Colégio Salesiano. A licitação saiu no Diário Oficial dessa terça-feira (30).
O novo trecho vai se ligar à ciclovia da Rua Munir Hilar, também no bairro, e, portanto, às ciclovias das avenidas Dante Michelini e Saturnino de Brito e daí a que está em construção na altura da Praia do Canto, que vai ligar a Ponte de Camburi à Praça dos Namorados.
Jardim Camburi agora está contemplado com ciclovia apenas em suas extremidades. Além desta nas ruas Munir Hilal e Otaviano de Carvalho, a outra corta a Avenida Norte Sul. Esta é utilizada por ciclistas que se dirigem ao município da Serra e aquela deve ser utilizada por pelos que se dirigem para Bairro de Fátima.
Andar por dentro do bairro requer compartilhar as ruas com os carros, mas, em comparação com Jardim da Penha, os ciclistas andam com mais segurança em função de um tráfego veicular menos frenético. Os ciclistas, no entanto, continuam demandando outras prioridades para Vitória, como as ciclovias no Centro e na Avenida Maruípe. Especificamente em Jardim Camburi, o ideal seria a construção de uma via exclusiva em uma das ruas centrais do bairro.