Os produtores rurais e donos de micro e pequenas empresas (MPEs) afetadas pelas chuvas de dezembro vão contar com uma auxílio extra na hora da reconstrução. O escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) anunciou, nesta terça-feira (7), que vai oferecer uma consultoria simplificada gratuita para os donos deste tipo de negócio atingidos pelas inundações nos 78 municípios capixabas.
De acordo com a entidade, o projeto visa a retribuir a participação dessas empresas na economia capixaba. A instituição também vai auxiliar os empreendedores a buscarem as linhas de crédito emergenciais criadas pelas principais instituições financeiras do Estado. Este tipo de financiamento foi uma das medidas previstas dentro do plano de reconstrução do Estado após as chuvas, anunciado pelo governador Renato Casagrande, na última semana.
A gerente da unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae ES, Alline Zanoni, afirmou que a base da economia local é quase toda formada por MPEs. “É nosso papel, na condição de instituição de apoio a essa classe empreendedora, zelar para que eles continuem tendo as melhores condições para desempenhar a sua função, que é de extrema importância para o Espírito Santo”, pontuou.
A consultoria simplificada é um dos serviços disponibilizados pela instituição, com o objetivo de melhoria na gestão por meio de técnicas que possibilitam rever processos, implantar controles gerenciais e construir indicadores de avaliação para o desempenho do negócio. “Entende-se que esta consultoria poderá ser um ponto de partida para reestruturação ou recomeço de muitos empresários que foram prejudicados pelas fortes chuvas que aconteceram em dezembro”, explicou Zanoni.
Os interessados devem entrar em contato por meio do telefone 0800 570 0800 ou procurar uma das nove Agências do Sebrae no Estado. Elas estão localizadas em: Vitória, Aracruz, Anchieta, Cachoeiro, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova