Reportagem sobre potência da agricultura familiar concorre em Webjornalismo e Voto Popular
Século Diário é um dos finalistas da 17ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista (PJC), organizado pelo Sistema OCB/ES, com a matéria Cooperativismo promove sustentabilidade, empodera mulheres e combate o êxodo rural, da repórter Elaine Dal Gobbo. A reportagem concorre nas categorias Webjornalismo, na qual será avaliada por um júri técnico, e Voto Popular, por meio da qual o público vai escolher os melhores trabalhos.
A votação da categoria voto popular começou nesta segunda-feira (4) e termina no próximo dia 18. Cada pessoa pode votar uma vez por dia. Serão escolhidos os dois melhores trabalhos entre os finalistas de todas categorias. Para votar, basta acessar o link, no qual aparecerão todas as matérias que estão concorrendo. Em seguida, procurar a de Século Diário, clicar em votar, digitar o número do celular para que um código seja enviado via SMS. Esse código deve ser confirmado no site para finalizar a votação.
A matéria Cooperativismo promove sustentabilidade, empodera mulheres e combate o êxodo rural aborda o trabalho de duas cooperativas de agrícolas: a Cooperativa de Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC) e a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), em Muqui. Ambas têm como foco o fortalecimento da agricultura familiar, além de incentivar a produção agrícola, o protagonismo feminino e a permanência da juventude no campo, possibilitando a sucessão rural.
A CAFC surgiu a partir do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariacica e se destaca pela produção de banana, entre elas a orgânica, e de produtos derivados da fruta, como mariola, chips, biomassa e banana passa. Tem como um dos carros – chefe a venda para o Programa Nacional de Agricultura Familiar (PNAE) e tem alguns projetos em andamento, como a construção de uma fábrica própria para produção de mariola e a ampliação da parceria com o Grupo 7M, composto por mulheres do bairro Cachoeirinha, em Cariacica, que também produzem produtos à base de banana.
A Cafesul produz café orgânico e tem, inclusive, exportado para os Estados Unidos e países da Europa. É organizadora de concursos de qualidade do café, por meio do qual os melhores compõem as marcas Casario e Póde Mulheres. Esta última é de um café produzido por mulheres. A Cafesul, pro meio do incentivo à produção orgânica, também tem impulsionado os jovens a permanecer no campo, dando continuidade ao trabalho feito por seus ancestrais.
Criado em 2007 pelo Sistema OCB/ES, o Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) tem como foco reconhecer e valorizar os trabalhos da imprensa do Espírito Santo que abordam o cooperativismo em suas produções, levando informações sobre esse modelo de negócio para um número cada vez maior de pessoas. Nas 16 edições já realizadas, foram registradas 1,4 mil inscrições, com a premiação de 227 materiais.