Desde a tarde dessa quinta-feira (26) cinco escavadeiras trabalham freneticamente na área do Parque Natural Jacarenema. As máquinas, por determinação do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda, tentam abrir um canal para escoar a água da chuva que inunda os bairros Barra do Jucu, Pontal das Garças, Ilha dos Bentos, Jockey de Itaparica, Praia das Gaivotas, Cobilândia, Terra Vermelha entre outras áreas do litoral sul do município.
Na prática, porém, o plano não está saindo dentro do esperado. Quem esteve na área próxima à Ponte da Madalena, na manhã desta sexta-feira (27), onde o canal está sendo aberto, percebeu que não há planejamento e os técnicos trabalham na tentativa de erro e acerto
Enquanto os trabalhadores retiravam a areia, a boca do canal foi invadida pelas águas do mar, mesmo com a maré baixa. Isso ocorre porque o local da obra está abaixo do nível do mar, dificultando o fluxo da água do rio para o mar. Neste sentido, mesmo após uma noite de trabalho para abrir a calha até o mar, sua saída foi bloqueada e só deverá ser liberada quando a maré estiver vazando novamente.
Com cerca de quatro metros de altura e 30 de comprimento, o canal também não respeita as correntes do Rio Jucu, nem do mar. “Enquanto o rio corre para um lado a curva o acompanha, ou seja, não favorece a entrada da água na calha, além disso, a corrente do mar está empurrando a água para dentro da calha mesmo com a maré baixa”, palpitavam populares, pescadores e moradores da Barra do Jucu, que desde essa quinta-feira (27) acompanham passo a passo a intervenção.
A opinião também é compartilhada por técnicos do governo do Estado, que alertaram à prefeitura que a reserva é mais alta que o bairro Guaranhuns, onde está represada a água da chuva.
Diante da insegurança sobre a eficácia da intervenção, é cada vez maior o descontentamento dos moradores da região. De acordo com o presidente dos Moradores da Barra do Jucu, Denir Ferreira, a intervenção não deve funcionar, mas foi aprovada em reunião diante do desespero das famílias para solucionar o problema.
De acordo com a prefeitura, a obra tem o objetivo de criar um canal dentro da Reserva de Jacarenema para depois abrir uma passagem em direção ao canal Guaranhuns, quando então será necessário instalar manilhas com 90 cm de diâmetro sob a Rodovia do Sol.
O subsecretário de Obras de Vila Velha, Gustavo Perim, não descarta a ideia inicial de Rodney que queria “rasgar” a ES-060 para escoar a água. Outra possibilidade discutida pela administração, caso nenhuma das alternativas tenham efeito, é a dragagem do Rio Jucu. Esta, por sua vez, é defendida também por moradores da região.