Além da senadora e do ministro, o prefeito de Castelo, no sul do Estado, Jair Ferraço (PSD), também participou do encontro. O município foi duramente atingido pelas enxurradas.
O ministro garantiu à comitiva capixaba que iria viabilizar a liberação de recursos para o socorro imediato dos municípios atingidos pelas chuvas e, em seguida, para a recuperação dos municípios.
Segundo Barbalho, o Ministério se compromete em, a partir do momento em que receber as propostas das prefeituras e do governo, disponibilizar recursos para, emergencialmente, dar tranquilidade e solução aos problemas enfrentados com as chuvas.
Só Castelo tem danos estimados em R$ 3 milhões, somando as catástrofes de 2009 e deste ano. Além de Castelo, outros 19 municípios foram prejudicados pelas chuvas, sendo eles Colatina, Muniz freire, Itarana, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Anchieta, Linhares, Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Alegre, Conceição do Castelo, Iconha, Piúma, Guarapari e Brejetuba.
Para que situação de emergência ou estado de calamidade pública sejam reconhecidos pelo governo federal, os municípios precisam enviar informações por meio do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastre (S2ID).