segunda-feira, setembro 23, 2024
23.3 C
Vitória
segunda-feira, setembro 23, 2024
segunda-feira, setembro 23, 2024

Leia Também:

Serra e Vila Velha se movimentam para período das chuvas

O período das chuvas no Espírito Santo se aproxima e os municípios se mobilizam para evitar maiores catástrofes. A Serra, por exemplo, colocou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil em processo de revisão e o apresenta a membros de todas as secretarias, com o fim de definir atribuições de cada setor durante o período. 
 
O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil vai esclarecer as atribuições de cada setor nas fases de observação, atenção, alerta e emergência ou alerta máximo. A fase final é apresentar o estudo a órgãos de atendimento ao público durante as chuvas, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu 192, entre outros, e à população em audiência pública.
 
Já o Plano Municipal de Redução de Risco da Serra também passa por revisão. Áreas de riscos de alagamento e deslizamento, tipificação do risco e quantificação das moradias atingidas serão mapeadas. O estudo abrange 39 bairros já acompanhados pela Defesa Civil e inclui outros 10. Também estão sendo formados núcleos de Defesa Civil nas comunidades para orientar a população sobre ações de prevenção de desastres e ação em casos de emergência.
 
Em Vila Velha foi formada a Comissão de Luta Contra os Alagamentos de Vila Velha, formada por 14 representantes das comunidades do entorno da região de Praia das Gaivotas. O objetivo é fiscalizar as ações da Prefeitura de Vila Velha. 
 
Também foi proposta a realização de uma audiência pública, já marcada para o dia 9 de outubro, às 19h, na Câmara de Vila Velha, na Prainha. A audiência deve discutir as intervenções e obras que serão executadas pela prefeitura no Canal de Guaranhuns, para evitar alagamento nos bairros da região, como Guaranhus, Vila Guaranhuns, Ilha dos Bentos, Jóquei de Itaparica, Nova Itaparica, Araçás, Pontal das Garças, Praia das Gaivotas, Santa Mônica e adjacências. 

Mais Lidas