terça-feira, novembro 26, 2024
21.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 26, 2024
terça-feira, novembro 26, 2024

Leia Também:

Serra: marcada reintegração de posse contra Ocupação Bela Vista

Uma ação de reintegração de posse está marcada a próxima terça-feira (15) contra a Ocupação Bela Vista, em Nova Almeida, na Serra. O terreno, localizado às margens da rodovia ES-010, abriga cerca de 350 famílias, formada na maioria por homens e mulheres desempregados, sem condições de pagar aluguel. “É muita angústia e tristeza. A gente não sabe ode colocar essas famílias, que não têm para onde ir”, diz a ocupante Marluce Abade.
 
O terreno, amplo e abandonado de propriedade particular, cumpria uma função que tantos terrenos igualmente amplos e abandonados cumprem na Grande Vitória: nenhuma. A área, explica Marluce, servia apenas para descarte de lixo quando cerca de 54  famílias chegaram ao local em fevereiro deste ano. Mas o loteamento realizado pela ocupação implantou áreas de escola, centro comunitário e lazer no terreno. Famílias cultivam horta na terra.
 
Após fevereiro, a ocupação amargou uma primeira ação de reintegração de posse em maio. As famílias, no entanto, voltaram ao local no mesmo mês. “É uma injustiça a terra ficar parada, enquanto tem tanta gente sem moradia. E aqui temos cadeirantes e crianças e adultos especiais”, diz Marluce. 
 
Ela mora em Jacaraípe com quatro filhos e paga R$ 750 de aluguel. Trabalhava como assistente de educação infantil numa escola particular em Vitória. Mas está desempregada há dois anos. Hoje ela e os filhos vivem para honrar o aluguel. A ocupação virou uma chance de melhorar a vida. 
 
A Prefeitura da Serra, conta a ocupante, não deu apoio para as famílias. “A gente não teve apoio nenhum. Em uma reunião com a Polícia Militar para discutir a reintegração, a prefeitura não ofereceu nada para a gente”, diz. A indiferença da gestão Audifax Barcelos (PSB) se repetiu nesta sexta-feira (11), quando houve nova reunião com representantes do poder municipal. “Ele disse que ia ver o que poderia fazer”, afirma Marluce.
 
É a segunda reintegração de posse contra movimentos de luta por moradia em menos de um mês na Grande Vitória. Uma ação foi executada em 23 de julho contra 150 famílias da Ocupação Chico Prego no antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), no Centro de Vitória.

Mais Lidas