O sistema de transporte náutico de caráter turístico e científico pela baía de Vitória vai operar no próximo ano entre a capital e a cidade de Vila Velha. Protocolo de intenções para a implantação do serviço foi assinado na tarde desta terça-feira (19), pelos prefeitos das duas cidades, em solenidade ocorrida no município canela verde.
Com a parceria, as prefeituras de Vitória e de Vila Velha vão publicar decretos regulamentando o uso de áreas públicas de interesse turístico e científico para embarque e desembarque de pessoas por meio de transportes náuticos. Desta forma, será possível a implantação do sistema turístico de embarcações, permitindo a travessia de passageiros entre Vitória, a partir de áreas localizadas na Enseada do Suá, e Vila Velha, de um ponto situado no sítio histórico do Parque da Prainha.
Caberá à iniciativa privada os investimentos necessários para a implantação do serviço entre os dois municípios, como compra de embarcações, flutuantes e outros equipamentos. A proposta é ter embarcações com capacidade para transportar passageiros e também com espaços para levar bicicletas. Já os municípios ficarão responsáveis pela adequação ou construção dos píeres nas áreas públicas estabelecidas para embarque e desembarque de passageiros.
Para utilização dessas áreas, qualquer empresa classificada como Transportadoras Turísticas e Agências de Turismo deve solicitar cadastramento à prefeitura, apresentando a documentação exigida, e, também, a lista das embarcações que serão utilizadas para a prestação dos serviços e documentos que comprovem a finalidade da operação junto à Capitania dos Portos do Espírito Santo. Será preciso apresentar, ainda, as rotas a serem operadas.
O preço do bilhete para o transporte turístico será definido pela empresa escolhida para operar o serviço.