Os itens doados podem ser entregues até a próxima quarta-feira
Uma campanha para ajudar vítimas das chuvas na Bahia está sendo realizada nos Shoppings Vitória e Vila Velha. Os locais estão recebendo doações de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e água mineral até a próxima quarta-feira (5). Municípios baianos estão em estado de emergência após as fortes chuvas que atingiram o estado em dezembro.
No Shopping Vila Velha, as doações devem ser deixadas no piso L1, já no Shopping Vitória, o ponto de recolhimento é no estacionamento externo do Cinemark.
A campanha já está acontecendo no Shopping Vitória desde essa quarta-feira (29). O horário para a entrega das doações é das 10h às 22h, exceto na sexta-feira (31), quando o recolhimento será até às 17h. De acordo com a assessoria do empreendimento, uma carreta já levará parte das doações nesta quinta (30).
A campanha foi iniciada após uma parceria do Shopping Vitória com a transportadora MMA, que será responsável por levar as doações. Voluntários do projeto social Unidos pela Vida, da Serra, também estão ajudando na organização das arrecadações.
Chuvas
O caos vivido na Bahia foi provocado pelas fortes chuvas que atingiram o estado em dezembro. De acordo com dados atualizados pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira (29), as enchentes que começaram no sul do estado já ocorrem em diversas regiões. São 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.
Um fator que dificulta a chegada das doações aos locais é a condição das estradas após as enchentes. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) já contabiliza 44 trechos de rodovias afetados desde o início do período chuvoso.
Além de todos os problemas enfrentados pela população, o governo federal ainda apresenta resistência para aceitar ajuda de fora. Nesta quarta-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil dispensou o apoio oferecido pelo Governo da Argentina ao estado. De acordo com o governo local, a decisão da União foi comunicada pelo consulado argentino.
“O país vizinho pretendia enviar imediatamente ao sul da Bahia uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. Pelo Twitter, o governador Rui Costa havia agradecido a oferta de ajuda humanitária e pedido celeridade ao Governo Federal para autorizar a missão internacional”, divulgou o Governo da Bahia em um comunicado.