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Sindipúblicos denuncia falhas estruturais nos terminais desde 2014

Interditado desde o último dia 21, o Terminal de Itaparica permanece fechado para os usuários do sistema Transcol e 31 linhas que operavam no local tiveram que ser transferidas para outros terminais. O Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo denunciou, ainda em 2014, as falhas estruturais do mesmo local.

Apesar dos laudos serem encaminhados para o Ministério Público do Trabalho e demais órgãos competentes, passados quatro anos, os fatos se agravaram, o que poderia inclusive ter causado acidentes às pessoas que transitam pelo local.

“A falta de providências por parte dos órgãos competentes está causando sérios problemas aos usuários do já sobrecarregado sistema Transcol. A inércia na resolução dos fatos já denunciados, inclusive pelo Sindipúblicos, desde 2014, levou a necessidade do fechamento do Terminal de Itaparica”, destacou o Sindicato.

As falhas estruturais foram verificadas em vistorias realizadas por técnico de Segurança do Trabalho do Sindipúblicos entre janeiro e outubro de 2014. Entre os problemas encontrados à época estavam o afundamento de pisos e solo, desprendimento de forros, corrosão e afastamento nas estruturas metálicas, iluminação inadequada, instalações de esgoto e instalações elétricas inadequadas.

Naquela época, a vistoria foi realizada após parte da estrutura ceder, e foi constatado que a estrutura metálica da cobertura do Terminal de Itaparica ficou exposta devido a problemas climáticos, que causaram o desabamento total das abas laterais que serviam de quebra vento, quebra chuva e quebra sol.

“O que restou desta estrutura está em processo avançado de corrosão, com risco de desprendimento de pedaços metálicos, sendo necessária visita técnica de profissional de engenharia civil para relatar anomalias relacionadas à resistência das estruturas metálicas”, alegou o Sindicato na época.

Outros terminais

Durante o processo de vistoria realizado pelo Sindipúblicos, outros nove terminais da Grande Vitória administrados pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb) foram visitados, também com registros de falhas nas estruturas dos locais.

Foram visitados os terminais de Campo Grande, Itacibá, Jardim América, São Torquato, Ibes, Vila Velha, Itaparica, Carapina, Laranjeiras e o terminal de Jacaraípe.

No Terminal de Jardim América, por exemplo, foi salientado na época, inclusive, que o afundamento do solo deveria ser analisado para não prejudicar a estrutura dos pilares do local.

Outros problemas gerais encontrados na maioria dos terminais rodoviários, além dos problemas nas estruturas dos locais, foram o vencimento dos extintores de incêndio dos locais, o não fornecimento de materiais de segurança para trabalhadores, e a violência dentro dos terminais.

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