sexta-feira, setembro 20, 2024
26 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Trabalhadores do transporte coletivo podem parar na próxima semana

Sindicato questiona medida anunciada por Casagrande que afastou cobradores do Transcol

Está marcada para esta sexta-feira (15) uma reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sindirodoviários) que irá debater a realização de uma assembleia com a categoria no próximo sábado (16) para deflagração de greve. Os trabalhadores questionam a medida anunciada nessa quinta-feira (14) pelo governador Renato Casagrande (PSB), que determinou que toda a frota do sistema Transcol passe a circular sem cobradores a partir de domingo (17).

A medida, que vale por 60 dias, será adotada, segundo o governador, para excluir o manuseio de dinheiro dentro dos ônibus, como medida de segurança contra a propagação do novo coronavírus. Para o diretor do Sindirodoviários, Valdecy Dulcilina Laurindo, o argumento não tem lógica, pois o uso de dinheiro é feito em diversos estabelecimentos comerciais. Somente poderá utilizar o transporte coletivo, informou Casagrande, quem tiver o cartão do Transcol, que está à venda nos terminais, em farmácias e outros comércios, além de unidades móveis. 

Valdecy afirma que a iniciativa é um pretexto para demitir os trabalhadores. “O Governo do Estado implantou a bilhetagem eletrônica nos ônibus com ar-condicionado. Agora, nesses dois meses, vai implantar no resto do sistema. Passado esse período, os cobradores terão cerca de dois meses de estabilidade, de acordo com a Medida Provisória (MP) do Governo Federal, mas passada a estabilidade, com certeza os cobradores perderão seus empregos”, destaca. 
Nesse período de 60 dias, as empresas de transporte coletivo irão manter os contratos. O diretor do Sindirodoviários destaca que o fato de poder pagar a passagem somente com cartão pode ser arriscado para os motoristas. “A empresa fala que o motorista tem que mandar descer a pessoa que não tem cartão. Como que o motorista vai fazer isso em locais de maior índice de violência, por exemplo? Ele pode ser agredido”, desabafa. 
O diretor afirma que a iniciativa prejudica também os usuários. “Tem gente que pede cinco, dez reais emprestado para poder andar de ônibus. Como vai adquirir cartão?”, questiona.

Governo retira cobradores do Transcol por 60 dias

Alegação é risco de contaminação pelo manuseio do dinheiro. Estado confirma mais 314 casos e 21 óbitos

https://www.seculodiario.com.br/cidades/governo-retira-cobradores-do-transcol-por-60-dias

Mais Lidas