quarta-feira, janeiro 8, 2025
23.3 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 8, 2025
quarta-feira, janeiro 8, 2025

Leia Também:

Sobe para mais de 200 o número de atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Os casos são em Muniz Freire, Mimoso do Sul, Venda Nova, João Neiva e Aracruz

Redes Sociais/Reprodução

O número de atingidos pelas chuvas, que era de 21 na manhã desta quarta-feira (8), passou para 223, conforme o novo Boletim Extraordinário da Defesa Civil. Além dos municípios de Muniz Freire e Mimoso do Sul, no sul; Venda Nova do Imigrante, na região serrana; e João Neiva, no norte, também estão entre as afetadas outras duas cidades do norte: Aracruz e Rio Bananal, sendo esta última a de situação mais grave, com 200 desalojados e 25 desabrigados devido ao rompimento de uma barragem.

Ao todo, no Espírito Santo há 223 desalojados e 34 desabrigados. Entre esses últimos, além dos 25 de Rio Bananal, há 9 em João Neiva, onde uma família teve que sair de casa após um muro de moradia em talude desabar e atingir a residência. Em Aracruz, duas pessoas ficaram desalojadas por causa da queda de uma árvore em uma casa.

Os desalojados são 8 em Muniz Freire, cidade na qual os desalojamentos aconteceram após um muro próximo a um rio ceder e comprometer um imóvel, deixando o local inseguro. Na cidade de Mimoso do Sul, onde há 9 desalojados, uma obra na Ladeira da igualdade teve parte do terreno cedido. Por medidas de segurança uma moradora foi retirada de sua residência. Além disso, o Rio Muqui do Sul começou a transbordar no final da noite, por isso, algumas pessoas foram retiradas de suas casas.

Em Venda Nova do Imigrante, onde há 4 desalojados, um muro próximo ao rio cedeu e comprometeu um imóvel, deixando o local inseguro, sendo necessária a retirada dos moradores. Ainda nesta quarta-feira (8), segundo o Boletim da Defesa Civil, houve queda de 14 árvores em Governador Lindemberg, no norte do Espírito Santo, e vias rurais bloqueadas após queda de barreiras na região serrana. Embora não conste no Boletim da Defesa Civil, conforme noticiado por A Gazeta, houve desabamento de muro na comunidade de Vila Maria, em Vargem Alta, no sul.

De acordo com o Boletim, é alta, nesta quarta, a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Vitória, além de Colatina e São Mateus, no norte, devido ao volume de chuva acumulado durante as últimas 72 horas e à previsão de pancadas de chuva intensas com potencial para gerar acumulados elevados, especialmente a partir da próxima madrugada. Diante disso, há possibilidade de deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e taludes às margens de rodovias. Não é descartada a possibilidade de deslizamentos em encostas naturais. 

No Boletim consta que é moderada a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Cachoeiro do Itapemirim, no sul, devido ao volume de chuva acumulado durante a última semana e à previsão de pancadas isoladas, no decorrer do dia, que podem ser suficientes para causar deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais quedas de barreira à margem de rodovias.

Mais Lidas