Obras no Franguinho Loyola foram iniciadas. O Cadeiras Online já adquiriu novos equipamentos e pagou os funcionários
Com a solidariedade que começou em comunidades do Território do Bem, em Vitória, e extrapolou suas fronteiras, dois estabelecimentos comerciais da região, destruídos por incêndios, dão seus primeiros passos para o retorno às atividades. Por meio de ações solidárias, o Franguinho Loyola, em Jaburu, conseguiu cerca de R$ 3 mil e tem previsão de reabertura em 10 de fevereiro. Para o Cadeiras Online foram arrecadados R$ 15 mil, permitindo o pagamento de funcionários e a retomada da prestação de alguns serviços.
Na lanchonete Franguinho Loyola o incêndio ocorreu no dia sete de janeiro, quando a fritadeira industrial ficou ligada acidentalmente, fazendo com que o óleo fervesse demais. Eles perderam as fritadeiras, materiais descartáveis, e tiveram o imóvel atingido pelas chamas, salvando-se somente dois freezers. Segundo Fernando Loyola, proprietário da lanchonete, um empreendimento familiar no qual trabalham ele, a esposa, a filha, um cunhado, além de um funcionário, que é o motoboy; o dinheiro doado possibilitou a compra das fritadeiras.
“Muitas pessoas que a gente nem conhecia, nem imaginava que pudessem ajudar, ajudaram, doaram. Estou ansioso para voltarmos ao trabalho, nem estou dormindo direito”, diz. As doações para o Franguinho Loyola foram feitas por meio de Pic Pay e depósito em conta bancária. Também foi feita doação de parte das vendas do Loucos por Açaí, no Jaburu, que destinou 50% do dinheiro arrecadado com a venda de açaís no dia 10 de janeiro para o estabelecimento incendiado.
No Cadeiras Online, que presta serviço de manutenção de cadeiras, o incêndio foi no dia quatro de janeiro, quando, na residência, ao fazer café, houve um escapamento de gás e a labareda atingiu o teto, queimando a parte superior, onde ficava a empresa. No Cadeiras Online tudo se perdeu: máquina de costura, prensa, compressor, produtos do estoque, cinco cadeiras de clientes, entre outros. O imóvel também foi atingido pelas chamas.