Os táxis de Vitória poderão parar em qualquer ponto das 6h às 22h, desde que todos os táxis do ponto estejam ausentes. A Portaria nº18/2013 foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (2), pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana. A exceção vale para os pontos do Aeroporto, Rodoviária e Shopping Vitória.
De acordo com a portaria, depois de estacionado no ponto, o táxi poderá permanecer no local até que saia com passageiro, mesmo que apareça o táxi exclusivo daquele ponto. Das 22h às 6h, no entanto, o taxista poderá parar seu veículo em qualquer ponto, desde que haja vaga física disponível.
“Neste caso, se surgir um táxi vinculado ao ponto e não havendo mais vaga física livre, o último táxi estacionado que não for vinculado ao ponto deverá sair para que o táxi credenciado ao ponto possa estacionar”, explica a portaria.
Quando estacionado em ponto não vinculado, a prioridade continuará por ordem de chegada e quando houver fiscal de transporte no local. Ele mesmo poderá autorizar e coordenar o apoio de quantos táxis forem necessários para atendimento de demanda.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Domingos Sávio Gava, a medida, que dará mais rotatividade aos táxis, foi discutida com o sindicato da categoria. “Essa é uma medida que visa a dar mais rotatividade e opções para quem utiliza o serviço. Foi uma decisão amplamente discutida com o sindicado da categoria, que nos apoiou e contribuiu para que isso acontecesse”, garantiu.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Vitória, João Vailant, também concorda com a decisão. “Estamos de acordo com a medida que vai melhorar o serviço, tanto para o usuário quanto para os taxistas. Ficaremos monitorando, se acharmos necessário um ou outro ajuste, vamos solicitar”, informou Vailant.
A portaria entrou em vigor nesta segunda-feira (2).