sexta-feira, novembro 29, 2024
32.7 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Trabalhadores da Heringer voltam ao trabalho

 

A greve dos trabalhadores da fábrica de fertilizantes Heringer, localizada em Viana, foi encerrada nesta segunda-feira (29), após 13 dias de paralisações. Os trabalhadores conquistaram boa parte das reivindicações depois de audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES). 
 
Nesta segunda (29),  foi realizada a assembleia para que os trabalhadores avaliassem a proposta oriunda da conciliação. Os trabalhadores conquistaram antecipação de 12% de reajuste para a faixa salarial de até R$ 1.059,46, o que atinge 70% dos funcionários da produção, e 8% para os demais trabalhadores do setor fabril. Além disso, conquistaram reajuste de 15% na cesta básica e 30 dias de estabilidade para todos aqueles que participaram do movimento de paralisação. Após esse período, a empresa não poderá dispensar por justa causa. 
 
Durante a greve dos trabalhadores, as cinco máquinas que misturam e ensacam os produtos químicos – dentre eles adubos e fertilizantes – tiveram produção paralisada, deixando de ser produzida por dia 1,5 tonelada de produtos. No período, cerca de 100 caminhões também deixaram de ser descarregados e carregados diariamente. 
 
A greve dos trabalhadores da Heringer – que atingiu 170 funcionários – foi iniciada no dia 10 de outubro. Naquele mesmo dia, o Sindicato dos Trabalhadores Papeleiros e Químicos do Estado (Sinticel), que representa os trabalhadores, entregou a pauta de reivindicações à empresa, que alegou que seria representado pelo Sindicato da Indústria Química (Sindiquímicos).
 
O sindicato dos trabalhadores considerou que a negociação deveria ser feita diretamente com a empresa, já que o Acordo Coletivo negociado com o Sindiquímicos reúne garantias mínimas, incompatíveis com o porte da Heringer e da Evonik, que também segue as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada com o Sindiquímicos. Por isso, a paralisação foi deflagrada.

Mais Lidas