Acontece nesta quinta-feira (18) a audiência pública que discutirá o sistema aquaviário que poderá realizar o transporte da população entre os municípios de Vitória e Vila Velha. Apesar da divulgaçào discreta do evento, o debate vem ganhando espaço nas . A tema mobilidade urbana está entre as pautas das manifestações que tomaram as ruas da Grande Vitória nos últimos dias.
O projeto prevê a utilização de catamarãs de 22 metros para fazer em cerca de oito a doze minutos a travessia entre Vitória e Vila Velha.
Na época, o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno, explicou que o modelo seria parecido com o utilizado na travessia entre Rio de Janeiro e Niterói. Já a capacidade seria de 150 pessoas.
Já as áreas para a implantação dos terminais ainda não foram divulgadas. A única certeza na ocasião era que a praça do Papa, em Vitória, e a Prainha, em Vila Velha, seriam os pontos de partida ou chegada do transporte, mas outros terminais também seriam estudados para o trecho Paul (Vila Velha) e Centro de Vitória e Porto de Santa (Cariacica) e Centro de Vitória.
De acordo com o governo, a meta é integrar o sistema aquaviário ao Sistema de Transporte Coletivo da Grande Vitória (Transcol). Outro ponto prometido é avaliar a possibilidade de o usuário levar a bicicleta na embarcação. Isso permitiria que parte do trajeto fosse feito de bicicleta, estimulando o “transporte limpo”.
A audiência pública será realizada no próximo dia 18, no Clube Álvares Cabral, em Vitória, às 18h30.