Nessa terça-feira (26), a reportagem conversou com comerciantes, que expressaram impaciência e insatisfação com o projeto. Apontaram queda violenta de movimento. Um morador, cuja esposa toca um restaurante, chegou a questionar: “E o prefeito de Vitória? Você sabe quem é o prefeito de Vitória?”, demonstrando como as atribuições de poder municipal e estadual se misturam na cabeça das pessoas.
Os efeitos do transtorno sobre a paciência dos motoristas e comerciantes motoristas será mais um desafio que o provável candidato à reeleição que deve enfrentar em 2016. Uma reunião nessa terça entre representantes da Associação dos Empresários da Leitão da Silva e Imediações (Assemples) e do DER-ES anunciou a entrega das obras para janeiro de 2017.
Iniciado em março de 2014, o projeto de ampliação da Leitão da Silva tinha previsão de término de 18 meses, ou seja, em meio à gestão de Luciano. A entrega de uma obra de grande proporção em uma das principais avenidas da capital capixaba abrandaria uma crítica que se faz à atual administração municipal: a ausência de intervenções de vulto para a cidade.
A ampliação da Leitão da Silva é a primeira obra para receber o Sistema BRT (vias exclusivas para ônibus). Os três quilômetros da avenida receberão mais uma pista de rolamento, totalizando três faixas para cada sentido de tráfego, ciclovia, requalificação dos passeios, cobertura da galeria. Haverá ainda obras de macrodrenagem.