O que começou como intervenção urbana, mensagem cifrada de cidadãos às autoridades, terminou em realidade. A acalentada Ciclovia das Docas, trecho muito utilizado por ciclistas-trabalhadores que margeia o Porto de Vitória, no Centro, será inaugurada na próxima terça-feira (3). A ciclovia, de cerca de 800 metros, vai percorrer a área entre as avenidas Elias Miguel e Getúlio Vargas, interligando a Vila Rubim à calçada compartilhada do Hortomercado, na Enseada do Suá.
Recapitulando. Na manhã de 19 de agosto do ano passado, o Centro de Vitória amanheceu com as obras na Avenida Elias Miguel. A intervenção urbana, organizada pelo grupo Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC) para marcar o Dia Nacional do Ciclista, reuniu placa, cerca de isolamento e trabalhadores uniformizados no local com o fim de chamar a atenção para a necessidade de uma ciclovia no local.
Dados da Prefeitura de Vitória registram cerca de 1,5 mil viagens de bicicleta por dia, sendo a maior parte de trabalhadores oriundos de Cariacica e Vila Velha. As 110 vagas de estacionamento no local expunham os ciclistas a um trânsito delirante, ameaçando o tráfego seguro dos ciclistas. Cinco meses depois, o estacionamento virou ciclovia.
Entre a Vila Rubim e o Hortomercado ainda há, porém, um senão: o trecho entre Clube Álvares Cabral e o próprio Hortomercado. Os ciclistas que vão ou que voltam do Centro usam a calçada, ocupando portanto espaço destinado ao pedestre. Agora este é o único trecho entre a Vila Rubim e a Enseada do Suá desprovido de via exclusiva para bicicletas.
A via tem 2,5 metros de largura e, além de sinalização vertical e horizontal, recebeu tachões.
Compartilhamento
A Prefeitura de Vitória tenta emplacar um projeto de aluguel de bicicletas. Mas o edital de licitação do Pedala Vitória foi suspenso pelo poder municipal, atendendo solicitação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). A prefeitura prevê a instalação de 25 estações de compartilhamento em que serão distribuídas 250 bicicletas.