Após repetidas cobranças, protestos e ações mais incisivas de desobediência, como em pedaladas e bicicletadas que atravessavam a Terceira Ponte para reivindicar um lugar para as bicicletas na via, em 18 de novembro de 2013 o governo estadual inaugurava os serviços do Bike GV, o ônibus verdinho que faz o trajeto Vitória x Vila Velha, via Terceira Ponte, com capacidade para 17 bicicletas.
Um ano depois, o êxito é comprovado, provando que, sim, há quem queira consolidar a bike como opção de transporte, plano que a Terceira Ponte, um monumento ao transporte individual motorizado, atrapalha. Detinha Son, do grupo Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC) considera o Bike GV um serviço fundamental. “É um sucesso. E aumentou muito a procura por quem faz esse trajeto”, diz.
E cresceu mesmo. Segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), via assessoria de imprensa, no primeiro mês de operação, o Bike GV transportou 2.709 ciclistas. Já neste mês de outubro, foram transportados 4.922 ciclistas: ou seja, um aumento de cerca de 80% em relação ao mês inaugural. Até hoje, 51.675 ciclistas utilizaram o Bike GV. O perfil é diverso: usa quem quer diversão, usar quem quer esporte, usa quem quer estudar, usa quem quer trabalhar.
Embora celebre o projeto, Detinha aponta alguns aspectos que, para os cicloativistas, podem ser melhorados. Em reunião ainda no primeiro semestre com a Ceturb-GV foram apresentadas as seguintes sugestões: trazer o ponto mais para perto da Terceira Ponte Vitória; ampliar o horário de funcionamento do serviço para algo as 23h ou até 0h, para, por exemplo, atender estudantes que saem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ou da Universidade Vila Velha (UVV); afixar horários nos pontos; melhorar o sistema de fixação das bicicletas no ônibus; corrigir altura dos degraus, uma vez que há pessoas que precisam de ajudar para subir com a bicicleta.
O órgão acena com a mudança do ponto e a extensão dos horários do Bike GV, que devem acontecer em dezembro. A Prefeitura de Vitória está em fase de finalização do projeto de sinalização na Avenida Nossa Senhora da Penha, antes da Praça do Pedágio. De segunda a sábado, ali deverá ser o novo ponto na capital. Aos domingos e feriados, o ponto permanece na Praça da Ciência, em vista da grande procura pelo Bike GV provocada pelo projeto Rua de Lazer, que acontece nessas datas em Vitória.
Por ora, atravessar a ponte de bike, só com o Bike GV. Outra demanda muito cobrada pelos ciclistas, a ciclovia na Terceira Ponte, foi acolhida pelo governo estadual após ser a proposta de iniciativa popular mais votada no site do Orçamento de 2015. O edital – que inclui elaboração de estudo de concepção e viabilidade técnica, projeto básico e projeto executivo – foi lançado em setembro. Mas não andou.
A data de abertura dos envelopes com as propostas, inicialmente marcada para 31 de outubro, foi remarcada para esta quinta-feira (20). Mas o Diário Oficial desta quarta (19) prorrogou, por motivo administrativo, a abertura das propostas para 9 de dezembro. O valor da licitação é de R$ 2.160.845,29.