A cobrança do pedágio na BR-101 pela concessionária Eco101 tem provocado transtornos aos usuários que usam a via com frequência. O tempo de viagem foi severamente aumentado em função das novas praças de pedágio, no entanto, melhorias na estrada ainda estão aquém do necessário para garantir uma viagem segura.
De acordo com Walisson Vasconcelos, conhecido como Mateuzinho, morador de Conceição da Barra, no norte do Estado, o tempo de viagem entre o município e Vitória, que era de aproximadamente 3h30, aumentou para seis horas, independente do dia da semana. Ele conta que ainda não viu o resultado do investimento feito na estrada.
Vasconcelos relata que a pista foi somente pintada e o acostamento igualado com as faixas de rolamento. Enquanto isso, o tráfego de carretas continua pesado e colocando a vida dos motoristas em risco.
Alisson ressalta que, como os caminhões de eucalipto de quase 30 metros de comprimento continuam andando em comboio na BR-101, fica impossível a ultrapassagem por veículos de passeio. No entanto, ele ressalta, os caminhões ultrapassam outros veículos. “Na altura de Jaguaré, quando iniciam três pistas, as carretas deixam os carros para trás”, diz ele.
O morador, que é secretário-geral da Câmara de Conceição da Barra, também afirma que, apesar de não haver cobrança entre o município e São Mateus, também na região norte, há muito trânsito. São Mateus é um município polo na região, referência para os moradores de Conceição da Barra, em que também há uma unidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), destino de muitos estudantes de Conceição da Barra. Alisson ressaltou que, mesmo com a ausência de pedágio no trecho, a viagem entre os dois municípios também teve o tempo aumentado.
A Eco101 administra o trecho de 475,9 km da BR-101, sendo 17,5 km no Estado da Bahia e 458,4 quilômetros no Espírito Santo, onde a rodovia passa por 25 municípios, desde o trevo de acesso a Mucuri, no sul da Bahia, até a divisa com o Rio de Janeiro.
Até o início da cobrança do pedágio, em 9 de maio, as modificações feitas na estrada contemplaram a instalação de mais de 260 mil tachas refletivas ao longo dos 476 km da rodovia e cerca de 3 mil placas de sinalização (de regulamentação e de advertência), desde indicadores de velocidade a alertas de trechos perigosos, especialmente em curvas e em entroncamentos de trechos urbanos.