A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aplicou multa de R$ 106 mil à mineradora Vale por falhas de segurança no Terminal de Praia Mole (TPM), no complexo portuário de Tubarão, em Vitória. A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (7). A publicação informa que foram identificadas pendências que não foram solucionadas no terminal portuário.
De acordo com a reportagem, a fiscalização da Antaq identificou 39 pendências em questões de segurança na primeira vistoria realizada no TPM. Em uma nova inspeção, os técnicos da agência confirmaram a manutenção de cinco pendências, cujos motivos não foram revelados. Por conta da manutenção das inconformidades, a Vale acabou sendo multada.
O Valor apurou que a mineradora ainda pode recorrer da punição. Para a publicação, a companhia Vale afirmou que vai prestar os esclarecimentos para revisão da decisão da agência reguladora das atividades portuárias no País. No site da Antaq, não há informações sobre a punição à empresa.