terça-feira, novembro 26, 2024
26.6 C
Vitória
terça-feira, novembro 26, 2024
terça-feira, novembro 26, 2024

Leia Também:

Vereador de Pancas quer revisão de limites do município

O vereador de Pancas José Carlos Prata (PSDB) está questionando os atuais limites do município. Localizada a 10 quilômetros de Vitória, no noroeste do Estado, a cidade quer recuperar 2.550 hectares de áreas que hoje integram os territórios dos municípios de Colatina e Baixo Guandu. O questionamento foi levantado por uma Comissão Especial Provisória constituída na Câmara de Vereadores a pedido do vereador tucano. 
 
A ideia é rever as questões de divisa do município. O vereador investigou uma lei estadual de 1963 que delimita os municípios do Espírito Santo e verificou que áreas pertencentes a Pancas hoje estão sob gestão de Colatina e Baixo Guandu, gerando perdas de receita. A área de 2.550 hectares, resultado de levantamentos topográficos, corresponde a 3% do território de Pancas.
 
A comissão constatou o desvio do curso do córrego Boa Vista, que nasce em Águia Branca e passa pelo distrito de Vila Verde. Para o vereador, o desvio prejudica a população da localidade de Córrego Boa Vista e outras comunidades.
 
O vereador sustenta que as atuais divisas de Panca definidas no Google Earth e no Geobases Online foram interpretadas pela equipe de cartografia do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) observando as leis estaduais. No entanto, elas contrariam as que criaram os municípios.

Mais Lidas