A Prefeitura de Vila Velha abriu licitação para a implantação do Bike Vila Velha, sistema municipal de compartilhamento de bicicletas. O julgamento das propostas será realizada em 5 de setembro. A empresa vencedora vai gerir o sistema por 24 meses. A implantação de um sistema de aluguel d bicicletas foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo prefeito Max Filho (PSDB).
A prefeitura estima que 200 bicicletas poderão ser alugadas em 20 pontos do município. Os valores pagos pelos usuários serão de R$ 10,80 por mês e de R$ 67,50 por ano. O pagamento será feito por meio de aplicativo ou em sistema semelhante ao adotado nos estacionamentos rotativos do Centro e da Glória. O usuário poderá utilizar a bicicleta das 5h às 0h. Dez por cento (20 bicicletas) serão bikes duplas, destinadas a pessoas com deficiência visual.
Vila Velha tem 46 quilômetros de vias exclusivas para bikes, entre ciclovias e ciclofaixas, como as que cortam as praias da Costa, Itapoã e Itaparica, as avenidas Carlos Lindemberg e Champagnat.
O problema é que as faixas são desconectadas entre si e sofrem com a sinalização precária, o que coloca em risco a segurança de quem escolhe a bicicleta como modal de transporte. A prefeitura ainda não apresentou projetos para ampliação ou melhorias das vias.
O termo de referência do Bike Vila Velha foi submetido a uma consulta pública entre os dias 17 de maio e 23 de junho com mais de 400 participações, que serviram para atualizar o termo. A expectativa é que o sistema inicie as operações ainda este ano.