segunda-feira, novembro 25, 2024
23.8 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Vitória não terá ruas de lazer de Camburi e Centro nos dias de Enem

Em razão da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Prefeitura de Vitória cancelou a interdição das Ruas de Lazer em Camburi, no Centro e nas ciclofaixas das avenidas João Santos Filho e Alberto Torres, também no Centro, nos dias 5 e 12 de novembro, data da aplicação das provas. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (1) pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).
 
As ruas de lazer restringem a circulação de veículos em avenidas movimentadas aos domingos e feriados para o uso livre pelos pedestres. 
 
Mais de 137 mil candidatos farão os exames no Espírito Santo. As provas desembarcaram no estado em 26 de outubro e estão escoltadas pelo Exército no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha.
 
Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registra que as provas no Espírito Santo serão aplicadas em 38 municípios, mesmo número do passado, apesar do número de participantes ser 20,4% menor – em 2016, o estado teve 172.635 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
 
No Espirito Santo, 27,9% dos participantes são pagantes; 47,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição, e 24,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino, 62,5% já concluiu o Ensino Médio; 28% é concluinte este ano e 8,4% concluirá após 2017 (treineiros). 
 
Do total de participantes do Espirito Santo, 58% são mulheres e 42% são homens.
 
Foram aprovados 911 atendimentos especializados no estado. A maioria dos casos é de deficiência física, déficit de atenção e baixa visão. Serão usados 1.770 recursos de acessibilidade, sendo 52 videoprovas traduzidas em Libras, novidade desta edição. Também serão 423 atendimentos específicos, 49,2% para lactantes. O estado teve nove solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social, duas na capital.
 
O município com maior número de inscritos é Vitória, com 19.240 inscrições. O município de Brejetuba registra o menor número, com 357 inscrições.

Mais Lidas