Arquitetos trabalham na montagem de casa pré-moldada de tecnologia aberta para morador que teve barraco interditado
Estudantes e arquitetos voluntários estão trabalhando desde a segunda semana do ano nos preparativos da construção de uma WikiHouse, tecnologia de código aberto para construção de casas pré-moldadas com peças de encaixe feitas de madeira compensada. Segundo Augusto Alvarenga, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que coordena a implantação do projeto, será a primeira casa do tipo habitada no Brasil, já que existiram até o momento apenas experiências de desenvolvimento de protótipos.
Quem vai morar no local é seu Manoel, um ex-ajudante de marinheiro desempregado que teve seu barraco interditado no ano passado no bairro Consolação, na capital capixaba. Sua situação havia chamado a atenção de grupos de moradores e ativistas que distribuíam doações durante a pandemia, pois lá não havia banheiro, água ou energia, afetando as condições de higiene, além de buracos e frestas que o deixavam exposto às intempéries. Foi por meio do Coletivo Beco, atuante na região, que chegou-se ao contato com o grupo BR Cidades e uma equipe de professores e estudantes da Ufes, que criaram um projeto de extensão para desenvolver a casa.
Para realizá-la, foi feita uma campanha de financiamento coletivo pela internet, que conseguiu arrecadar recursos para a compra de material, corte e elaboração das peças e montagem do projeto. O barraco original foi derrubado e no mesmo local será construída a nova casa para Seu Manoel, contando com quarto e cozinha integrados, banheiro, área de serviço e varanda.
Atualmente está sendo feita uma pré-montagem numa fábrica para a verificação dos encaixes, montagem e desmontagem. Algumas peças já irão encaixadas para cima do morro para facilitar já que o local de instalação não conta com espaço muito amplo para trabalho. Na próxima semana, os voluntários devem começar as mudanças para fazer a construção no alto do morro. As peças utilizam encaixe, não necessitando pregos, parafusos ou cimento para conectá-las. “É um material muito mais tranquilo de carregar do que saco de cimento e areia e tijolos”, explica Augusto sobre um dos motivos de que tal formato foi escolhido para ser implementado.
O projeto que está sendo implementado no Espírito Santo é inspirado na metodologia da CAUH, empresa social argentina, e no projeto de conclusão de curso na Ufes feito por Clara Pittella. Arquitetos e estudantes que queiram participar da montagem da WikiHouse em Vitória podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].