Há anos, a data de 22 de setembro é lembrada em diversas cidades ao redor do mundo como o Dia Mundial Sem Carro. A ideia é provocar uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e os efeitos sociais e ambientais que ele provoca, estimulando as pessoas a buscarem e experimentarem outras alternativas para se locomover na cidade. Este ano, a cidade de Vitória não ficará de fora da atividade.
Aproveitando a ocasião da data coincidir com o domingo, será realizada a tradicional Volta à Ilha de Vitória (VAI) em bicicleta, que proporciona uma forma diferente de circular e conhecer as belezas da capital capixaba, ao mesmo tempo em que servirá para incentivar e promover o uso da bicicleta e discutir a questão da mobilidade da cidade e sua região metropolitana.
Não é necessária inscrição prévia e o ponto de encontro será a Praça da Ciência, às 8h30, com concentração e lanche coletivo. Às 9h30 o grupo sai de bicicleta pelo percurso que incluirá uma parada para uma roda de conversa na região de São Pedro e outra para uma confraternização na pedreira localizada no bairro Joana D'Arc. É recomendado aos participantes levar lanches, água e protetor solar.
Pedreira de Joana D'Arc é uma parada tradicional da Volta à Ilha. Foto: Facebook
A proposta da celebração do 22 de setembro como dia sem carro foi criada na França, em 1997, sendo posteriormente adotada por outros países europeus, chegando ao Brasil nos anos 2000.
A pedalada ao redor da ilha fará parte de uma programação mais ampla da Semana de Mobilidade, que terá início no dia 16 de setembro, sendo construída em parceria entre grupos como o Coletivo Pedalamente, Bike Anjo, Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), Elite Bike e Amigos do Pedal. A programação completa da Semana de Mobilidade deve ser publicada em breve.