Evento, em 18 de setembro, também abordará violência contra a mulher e prevenção às ISTs
As cores do arco-íris irão colorir as ruas de Vila Velha durante a 13ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, em 18 de setembro. O evento terá como tema “Vote com orgulho, por uma política que representa”. O ponto de concentração será em frente à praça de Coqueiral de Itaparica, a partir das 14h, seguindo rumo à rua Itaboraí, na Praia de Itaparica, próximo à Embratel. A Parada também terá outros dois pilares: o combate à violência contra a mulher e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Em relação à violência contra a mulher, os apresentadores do evento irão, no carro de som, dar informações sobre como denunciar. No caso das ISTs, será distribuído material informativo com foco na prevenção, por meio de parceria com a Prefeitura de Vila Velha.
O debate central na questão do voto, diz Renan Rilton, organizador do evento, é porque o país está passando pelo período eleitoral, sendo necessário que a comunidade LGBTQIA+ eleja políticos que a represente. Ele tece críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), destacando que seu governo “em nada nos favoreceu”, sendo, portanto, necessário “mudar esse quadro”. Ele aponta que o atual presidente faz um discurso violento contra a comunidade LGBTQIA+
“Colocando nosso arco-íris na rua, estamos não só mostrando que sabemos festejar nossas diferenças, como mostramos aos políticos que nosso voto conta. Nossas vidas são importantes”, ressalta Renan. A expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas compareçam ao evento, que contará com diversas atrações culturais.
Estão confirmadas as presenças das drags locais Myrella Couth, Tais Spiller, Sibelle Rodrigues, Fernanda Ferrari, Bianca Castelli, Jéssica Telles e Angela Jackson. As atrações musicais serão Vanessa Ferr, Pablo Vittar Capixaba, e Fertarié, mulher trans que lançará sua carreira musical durante a Parada. Haverá ainda os DJs Saul Felício e Samantha Brooks. Também participarão do evento, Eduarda Velask, Miss Plus Size Espírito Santo Gay 2021; e Natália Torres, Miss Espírito Santo Gay e 3ª colocada no Miss Brasil Gay.