Domingo, 28 Abril 2024

A fábrica de sonhos

Um sonho recorrente frequentou meu sono por muitos e muitos anos. Infelizmente, não foi como o sonho recorrente do Paulo Coelho, que o fez famoso e rico. Alguma imagem da infância talvez tenha se infiltrado no subconsciente, onde fica instalada nossa fábrica de sonhos, novos ou antigos. Hoje sonhei com você...claro, nos vemos todos os dias, dormimos juntos. Ontem sonhei com aquele pudim de pão que minha avó fazia. Impossível, você estava com três anos quando ela morreu.

*

Nas gavetas secretas do subconsciente tudo é possível mas indeterminado: tem coisas que queríamos esquecer, como aquele vexame no casamento da prima, e faltam coisas que gostaríamos de lembrar mas se perderam nos emaranhados do dia a dia. Tem sonho que nos faz acordar sorrindo e nem lembramos qual foi. Tem sonho que nos faz acordar de mau humor, mas dizem que é refluxo biliar. Marcel Proust: se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos é sonhar mais.

*

Tem sonho acordado e tem sonho dormido, tem sonho de verdade e tem sonho impossível. Um sonho recorrente, porém, pode significar muitas coisas. Ou coisa nenhuma. Uma amiga sonhava com batatas fritas todas as noites - qualquer que fosse o sonho, na melhor parte aparecia alguém comendo ou fritando batatas. Sugeri que parasse de comer batatas fritas todas as noites, mas não sei se funcionou - ela mudou de endereço e saiu do nosso grupo no Zap.

*

Meu sonho recorrente era bonito - uma paisagem, um momento vivido em um determinado lugar ou visto em algum filme já esquecido. O sonho era bom, mas me intrigava - que lugar era aquele e por que voltava sempre aos meus sonhos? Na vida acumulamos lugares: vistos, vividos, visitados, imaginados, esquecidos. Um lugar que existe e estive lá ou algo que a memória fabricou por conta própria, sem base nos eventos da vida real? Mario Quintana: sonhar é acordar-se para dentro.


*

Passaram-se os anos e o sonho teimando em visitar meu sono. Contava a familiares e amigos, talvez alguém soubesse que lugar era aquele, mas nada! O ser humano ê um nômade inquieto vagando pela vida em busca da terra prometida - uns andam mais, outros menos. Nasci em Muniz Freire e mudei para Alegre entre quatro e cinco anos. O tempo passou, morei em 11 cidades, visitei muitas outras, e só voltei a Muniz Freire depois de casada, com quatro filhos. E qual não foi minha surpresa ao deparar com a imagem que me acompanhou em sonhos por mais da metade da minha vida… provavelmente!

*

De tudo que vi, vivi ou imaginei, nunca saberei o motivo dessa imagem singela voltar insistentemente aos meus sonhos, pois nada aconteceu ali que a diferenciasse das demais: uma Via Crucis, que na Semana Santa fica enfeitada de gente subindo a colina até a capelinha branca lá no alto, as roupas coloridas criando a ilusão de um filme em technicolor - meu sonho recorrente! Pescada no Google, a foto ilustra essa coluna.

*

O subconsciente é um cofre hermético em que se acomodam todas as experiências que vivemos. Não sabemos o que ele guarda ou joga fora, o que revela ou esconde. Mas quando a noite cai, dizem os bruxos, muitas coisas escondidas lá dentro se esgueiram e nos visitam em sonhos - bons ou ruins, momentos felizes ou pesadelos. O sonho era bom, mas a insistência em voltar me tirava o sono. Vendo o local, identificando a imagem e reconhecendo o momento, meu sonho teimoso bateu asas e nunca mais voltou…por mais que eu queira sonhar de novo.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Geovany em Segunda, 05 Fevereiro 2024 11:06

Legal! Só um porém, uma vez estava conversando com uma psicóloga e em meu relato usei a palavra "subconsciente" e fui corregido pela profissional desta área, que não havia nada mais profundo na psique humana que o inconsciente! Subconsciente não era aceito no meio academico da Psicólogia !

Legal! Só um porém, uma vez estava conversando com uma psicóloga e em meu relato usei a palavra "subconsciente" e fui corregido pela profissional desta área, que não havia nada mais profundo na psique humana que o inconsciente! Subconsciente não era aceito no meio academico da Psicólogia !
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/